DUO SCHERZO - DUO DE FLAUTA E PIANO
Vera Morais e Margarida Prates, ambas solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, iniciaram aí o seu projeto como duo, tendo-se estreado em 2019, em plena pandemia, com um concerto transmitido em live streaming pela OCCO, dedicado ao compositor Astor Piazzolla.
No seguimento dessa transmissão a RDP/Antena 2 convida o duo para fazer um concerto transmitido em direto dedicado a reportório latino-americano, seguindo-se posteriormente convites para outras apresentações em Portugal, de entre os quais se destacou o concerto de Natal para a Presidência do Conselho de Ministros, em 2020.
Um convite para tocar na Alemanha em 2021 abriu-lhes as portas no âmbito internacional e como consequência do sucesso obtido o duo é convidado para outras apresentações nesse país e também para integrar o curso de verão de 2022 de Springiersbach / Bengel, aí realizando masterclasses como docentes de flauta e piano. Em 2023 o Duo regressa aos palcos estrangeiros, apresentando-se no Luxemburgo e na Alemanha.
Em 2024 o Duo Scherzo foi convidado para dinamizar um ciclo interdisciplinar de concertos no Museu Nacional do Azulejo, que conjugou as artes plásticas da cerâmica com a música. Desse projecto nasceu o ciclo PONTES ARTÍSTICAS, tendo sido organizados durante o ano 4 concertos comentados, com 4 temáticas diferentes, precedidos de visitas guiadas ao museu.
Foram ainda organizados ensaios abertos para escolas e grupos sociais desfavorecidos.
Do ensaio aberto para a escola do ensino artístico-profissional Luís de Verney o Duo recebeu o seguinte feedback:
"Gostaríamos de elogiar o profissionalismo do duo de flauta e piano de Vera Morais e Margarida Prates. Para além da mestria e domínio artístico ao mais alto nível, ambas possuem uma vasta experiência pedagógica, o que se reflete na forma como estruturam e comunicam com o público mais jovem, adequando a linguagem e abordagem para uma melhor fruição e compreensão musical.
No final, é a música que fica na nossa memória, tão bem interpretada e escolhida para o local histórico onde foi apresentada". (Maria da Rocha, professora de violino na escola Luís de Verney, 2024).
Uma das preocupações fundamentais do Duo é ajudar o público a aproximar-se da música clássica e a entender o que ouve em concerto. Assim, os seus concertos são sempre comentados e são preparadas folhas de sala pormenorizadas, com detalhes importantes sobre os compositores que serão ouvidos.
Estas explicações têm surtido um efeito muito enriquecedor junto do público, que
tem exultado com esta dinâmica particular.
Neste momento o duo explora novos repertórios com entusiasmo, na perspectiva de trabalhar futuramente em projectos variados, com intenção de se tornar uma referência em Portugal e no estrangeiro.